quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Listas de Filmes da Campanha Jovens Contra a Fome

Esses foram os filmes que o cine play disponibilizou, para podermos fazer a votação, entre quem ajudou na Campanha Jovens Contra a Fome, de qual filme assistiremos, estarei deixando as Sinopses dos filmes caso não conhecer algum. Assim que nos for informado a data que iremos assistir estarei postando aqui, assim como mais informações, se tiverem alguma duvida deixem um comentário que estarei respondendo.



Lista dos filmes:


- Tropa de Elite 2;

- 400 contra 1 ;

- É proibido fumar;

- Xuxa e o misterio de feiurinha.


- Tropa de Elite 2:

Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

 400 Contra 1:

O filme conta a história de William da Silva (Daniel de Oliveira), um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho.
Ele vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos ‘comuns’ eram colocados lado a lado com presos políticos.
Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros.
Em “400 Contra 1” se é apresentado o histórico de formação do Comando Vermelho. No contexto da trama, guerrilhas urbanas derrotadas e um Brasil amedrontado pela repressão do governo Médici, um grupo de assaltantes e criminosos comuns divide espaço, no “Caldeirão do Inferno”, presídio de Ilha Grande (RJ), com presos políticos.
Indignados com as regalias concedidas aos “pequenos burgueses” colegas de cela, o grupo dirigido por William da Silva coloca em prática uma série de planos insurgentes, guiados pela tríade Paz, Justiça e Liberdade.
Também nesta época as atenções eram voltadas para atentados terroristas, atribuídos aos militares não conformados, e a onda de assaltos a bancos, boa parte deles realizados pela gangue de William, personagem central o filme 400 contra 1.
É com esta trama, cheia de elementos históricos e tão atuais, que 400 contra 1 promete prender a atenção de quem vai estar nas poltronas dos cinemas de todo o Brasil.


É Proibido Fumar:

Baby (Glória Pires) é uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento
vizinho ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Mas, para conquistar o amor, ela terá que abrir mão de seu mais antigo e fiel companheiro, o cigarro.

Xuxa e o misterio de feiurinha:

O que acontece depois do “felizes para sempre”? Este outro lado dos contos de fadas virá ao mundo real quando uma princesa encantada desaparece misteriosamente.
Ao perceberem que Feiurinha sumiu, todas as princesas encantadas, como Rapunzel, Bela-Fera, Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela ficam preocupadas e com medo de que isso também possa acontecer com elas, especialmente porque nenhuma se lembra da história de Feiurinha!
Disposta a descobrir o paradeiro da princesinha, Cindy (como Cinderela é carinhosamente chamada) coloca todos para trabalhar, em busca de uma pista qualquer. Assim, ela acaba indo procurar ajuda nas mentes inventivas do mundo real onde encontra Pedro, um escritor com bloqueio criativo, e seus sobrinhos João e Maria.
Mas, apesar dos esforços deles, que criam uma rede na internet com crianças do mundo todo, ninguém sabe do paradeiro de Feiurinha. E agora, como eles farão para resgatar a princesa desaparecida se ninguém a conhece?
 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Jovens Contra a Fome

Foi iniciado hoje nas escolas que possuem o grupo do JCC a campanha de alimentos, que será feita até essa sexta-feira (12/11/2010). Com os alimentos doados os integrantes do grupo farão cestas básicas para serem doadas a instituições de caridade, os alimentos a serem doados foram divididos por sala, sendo que cada aluno que levar o alimento poderá ir ao cine play(shop sorocaba) assistir um filme que será decidido através de uma votação, gratuitamente apenas terá que trazer dois passes, que deve ser entregue para algum aluno do JCC de sua escola assim como o alimento, o filme ainda não tem uma data certa porém a previsão é para depois do saresp até a primeira semana de Dezembro.


A seguir a Lista de alimentos que foi dividida para cada sala na escola, DR.Arthur Cyrillo Freire:

5° Série e prof°: 5kg de arroz (2Alunos por 1 arroz)
6° Série: 1kg de Feijão
7°Série: 1kg de Açucar
8°Série: 1litro de Óleo
1°Série: 130g extrato de Tomate e 1Lata de Sardinha
2°Série: 500g de Macarrão e sal
3°Série: 1Kg Café
Integrantes do JCC: Bolachas

sábado, 6 de novembro de 2010

Pirâmide Alimentar!

Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários a sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo organismo.
Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários a manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
De acordo com a Universidade de Brasília – Departamento de Nutrição, a pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos. Nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, mesmo por que, nenhum grupo contém todos os nutrientes.
A pirâmide funciona da seguinte maneira: A base larga indica os alimentos mais necessários e que devem sem mais consumidos, a medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucos quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo.
Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presente naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa, devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos a saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.



Os Grupos:
*Grupo 1 : Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carbohidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.
São os Cereais, pães, raízes e tubérculos;
São indicadas 8 porções.
*Grupo 2: No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções.
*Grupo 3: As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções.
*Grupo 4: No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras.
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
São indicadas 3 porções.
*Grupo 5: limentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.
*Grupo 6: Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.
*Grupo 7: Óleos e gorduras; 120 kcal;
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.
*Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal;
São alimentos energéticos que provêem muita calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Modulo de Outubro: Saúde!

Olá!!…
Em cada mês, o JCC trabalha com um modulo diferente esse mês estaremos abordando assuntos que envolvam a nossa saúde, então estarei postando assuntos diversos sobre esse tema, se tiverem alguma sugestão ou querem alguma informação deixem um comentario pedindo, ou falem com algum integrante do JCC de sua escola.
Hoje estou deixando Dados e Pesquisas sobre o DST no Brasil para vocês refletirem.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa são:
Desde 1986, a notificação de casos de aids e sífilis é obrigatória a médicos e responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. Com as mesmas orientações, o registro de HIV em gestantes e recém-nascidos tornou-se obrigatório desde 2000.
Veja também:
Use camisinha
Sífilis
Plano Nacional de Redução da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis
Fonte: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-no-brasil

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

'Semana do Trânsito - Bloqueio Educativo'

Na semana do trânsito os Jovens Construindo a Cidadania (J.C.C.) foram parceiros do 7° Batalhão de Policia Militar do Interior, na ajuda à conscientização dos motoristas.
 Os jovens do JCC de sete escolas estaduais da cidade, participaram através de blitz Educativa caracterizados como vitimas de acidentes, para a maquiagem puderam contar com o voluntário Murilo Ortega, maquiador de um parque de diversões de São Paulo.  







A blitz educativa começou dia 20 de Setembro e terminou dia 24 de Setembro. De acordo com o Orientador do JCC, soldado Passos, mais de 500 motoristas foram abordados pelos Jovens durante toda semana e receberam panfletos com orientações sobre o uso da cadeirinha e o cinto de segurança.





Antes do começo do bloqueio cada aluno pesquisou sobre o acidente que representaria para poder ter um melhor conhecimento e desempenho.



SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010
TEMA: CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA

A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).
Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou um levantamento de dados constituídos a partir da pesquisa “A balada, a carona e a Lei Seca”, realizado em 2009, em seis capitais brasileiras, onde registrou que apenas 2 em cada 10 jovens do ensino médio usam SEMPRE o cinto de segurança.
Nesse sentido, trabalhar pela utilização do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área. Além de diminuir a taxa de mortalidade em acidentes, o cinto de segurança reduz a severidade das lesões sofridas pelos ocupantes do veículo em uma colisão. Acrescenta-se ainda que o cinto previne a ejeção de condutor e passageiros do veículo, comum em capotamentos. De acordo com o American College of Emergency Physicians, 44% dos passageiros que viajavam sem cinto e que morreram foram ejetados, parcial ou totalmente, do veículo.
Importante considerar que a prevenção de mortes e lesões no trânsito a partir da utilização do cinto de segurança impacta diretamente nos custos hospitalares e demandas de reabilitação.
O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

ALFREDO PERES DA SILVA
Presidente do Contran e Diretor do Denatran

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Programa Jovens Construindo a Cidadania

 
 
Apresentação


O programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), versão brasileira do Youth Crime Watch –YCW (Jovens Contra o Crime), nos Estados Unidos, por mais de vinte anos, tem engajado jovens nos esforços de redução da violência e criminalidade em muitos países.
Milhares de pessoas em todo o mundo têm atuado no YCW (JCC no Brasil), na orientação dos jovens em idade escolar, do ensino fundamental ao superior, para as atividades como a condução de Patrulhas Relâmpago,
Cápsula do Tempo, Fórum Juvenil de Busca de Soluções (Y.E.S.), entre outras, realizadas nas escolas, contribuindo para o melhoramento das comunidades. O Youth Crime Watch of America - YCWA é apoiado pelos Departamentos da Justiça e da Educação Americanos e tem sido reconhecido por várias agências federais.
No Brasil, o PROGRAMA JOVENS CONSTRUINDO A CIDADANIA – JCC, vem sendo desenvolvido desde 1999, tendo alcançado um grande sucesso, o que vem chamando a atenção das autoridades, que passaram a adotar o programa em algumas regiões, como forma de auxílio na contenção da criminalidade na escolas e comunidades.
O JCC do Brasil foi, por mais de duas vezes, considerado um dos mais eficientes programas de todo o mundo, recebendo o prêmio “Casey”, durante Encontros Internacionais de Prevenção Criminal Juvenil, realizados em Miami/FL, em Washington DC e Ogdem/UT, nos Estados Unidos.


Histórico do JCC


O Programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania, chamado inicialmente de Jovens Contra o Crime, teve sua doutrina apresentada pela primeira vez no Brasil, pelo Tenente Gerald Rudoff, do Miami-Dade Police Department e Presidente Mundial do Youth Crime Watch of America – YCWA, no dia 24 de fevereiro de 1999, durante um seminário sobre Polícia Comunitária, promovido pelo Comando de Policiamento da Região da cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, tendo o policial americano, ministrado também uma palestra a estudantes e diretores de escolas no Auditório da OAB.
O passo decisivo do JCC foi dado no encontro de líderes estudantis em 1999, com alunos representando 72 Escolas e uma outra reunião protagonizada por estudantes e diretores de 60 escolas da região de Bauru/SP, quando foram transmitidas as primeiras informações sobre o programa. Paralelamente, mantiveram-se contatos constantes com o Youth Crime Watch of America (YCWA), em Miami, buscando-se mais trocas de experiências.
Em Minas Gerais, os primeiros passos para a implantação do JCC foram dados em Uberlândia, sendo o JCC apresentado pela primeira vez numa reunião no ano de 2002, organizada pelo Sr. José Ridel, diretor da Fundação Maçônica Manoel dos Santos, para alguns membros daquela entidade. A apresentação do programa foi idealizada pelo capitão Sérgio Papadiamantopoulos Gomes da Silva, após sua visita extra-oficial ao Youth Crime Watch of America em Miami na Flórida no inicio de 2002.
Após participar da 15th National Youth Crime Prevention Conference & International Forum, no mês de fevereiro de 2004, em Washington DC, o capitão Papadiamantopoulos se reuniu com os professores da Escola Municipal Gláucia Santos Monteiro, durante o módulo do Ensino Alternativo, quando foi apresentado o JCC e proposto um projeto piloto para a escola, o que foi apoiado por todos os presentes, sendo iniciado o projeto em abril de 2004, junto às turmas de alunos surdos.
Durante uma reunião promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberlândia, no dia 15 de junho de 2004, o JCC foi apresentado para representantes de diversas entidades, pelos oficiais da Policia Militar de São Paulo, Cap Jorge Duarte Miguel e 1º Ten Marcelo Oliveira Saoncella, tendo despertado o interesse de todos pela implantação efetiva do JCC em Uberlândia.
Durante a reunião, foi colocado pelos oficiais que, além do trabalho desenvolvido nas escolas e universidades, o programa também pode ser direcionado para instituições que abrigam menores infratores para a sua reintegração na sociedade, como o antigo CISAU (atual CESEU) de Uberlândia, sendo mostrado o sucesso alcançado pelo JCC desenvolvido junto a jovens infratores da unidade da FEBEM (atual Fundação CASA) de Lins/SP, o que chamou bastante a atenção dos participantes, despertando ainda mais o interesse pelo programa.
A partir do projeto piloto desenvolvido na Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro, a Prefeitura Municipal de Uberlândia abraçou definitivamente o JCC, com a realização de um curso de nível internacional, “TOT – TRAINING OF TRAINERS”, para a formação dos orientadores do programa JCC em 2005, para atuarem no município e região.
 
 
Objetivo do programa JCC


Criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que serão desencadeadas por um grupo de alunos que agirá dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.
 
 
Missão do programa JCC


Desencadear um movimento de liderança juvenil, aproveitando a capacidade de criação do jovem na organização de eventos e disseminação de boas ações comportamentais no ambiente escolar. De forma objetiva, criar condições favoráveis para que o jovem passe a ser a solução dos problemas, ao invés de parte do problema.Alcançar um ambiente escolar livre de crime, drogas e violência.


Fonte: http://www.horteladesign.com.br/jcc/index_mostra.php?referencia=programa