quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Programa Jovens Construindo a Cidadania

 
 
Apresentação


O programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), versão brasileira do Youth Crime Watch –YCW (Jovens Contra o Crime), nos Estados Unidos, por mais de vinte anos, tem engajado jovens nos esforços de redução da violência e criminalidade em muitos países.
Milhares de pessoas em todo o mundo têm atuado no YCW (JCC no Brasil), na orientação dos jovens em idade escolar, do ensino fundamental ao superior, para as atividades como a condução de Patrulhas Relâmpago,
Cápsula do Tempo, Fórum Juvenil de Busca de Soluções (Y.E.S.), entre outras, realizadas nas escolas, contribuindo para o melhoramento das comunidades. O Youth Crime Watch of America - YCWA é apoiado pelos Departamentos da Justiça e da Educação Americanos e tem sido reconhecido por várias agências federais.
No Brasil, o PROGRAMA JOVENS CONSTRUINDO A CIDADANIA – JCC, vem sendo desenvolvido desde 1999, tendo alcançado um grande sucesso, o que vem chamando a atenção das autoridades, que passaram a adotar o programa em algumas regiões, como forma de auxílio na contenção da criminalidade na escolas e comunidades.
O JCC do Brasil foi, por mais de duas vezes, considerado um dos mais eficientes programas de todo o mundo, recebendo o prêmio “Casey”, durante Encontros Internacionais de Prevenção Criminal Juvenil, realizados em Miami/FL, em Washington DC e Ogdem/UT, nos Estados Unidos.


Histórico do JCC


O Programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania, chamado inicialmente de Jovens Contra o Crime, teve sua doutrina apresentada pela primeira vez no Brasil, pelo Tenente Gerald Rudoff, do Miami-Dade Police Department e Presidente Mundial do Youth Crime Watch of America – YCWA, no dia 24 de fevereiro de 1999, durante um seminário sobre Polícia Comunitária, promovido pelo Comando de Policiamento da Região da cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, tendo o policial americano, ministrado também uma palestra a estudantes e diretores de escolas no Auditório da OAB.
O passo decisivo do JCC foi dado no encontro de líderes estudantis em 1999, com alunos representando 72 Escolas e uma outra reunião protagonizada por estudantes e diretores de 60 escolas da região de Bauru/SP, quando foram transmitidas as primeiras informações sobre o programa. Paralelamente, mantiveram-se contatos constantes com o Youth Crime Watch of America (YCWA), em Miami, buscando-se mais trocas de experiências.
Em Minas Gerais, os primeiros passos para a implantação do JCC foram dados em Uberlândia, sendo o JCC apresentado pela primeira vez numa reunião no ano de 2002, organizada pelo Sr. José Ridel, diretor da Fundação Maçônica Manoel dos Santos, para alguns membros daquela entidade. A apresentação do programa foi idealizada pelo capitão Sérgio Papadiamantopoulos Gomes da Silva, após sua visita extra-oficial ao Youth Crime Watch of America em Miami na Flórida no inicio de 2002.
Após participar da 15th National Youth Crime Prevention Conference & International Forum, no mês de fevereiro de 2004, em Washington DC, o capitão Papadiamantopoulos se reuniu com os professores da Escola Municipal Gláucia Santos Monteiro, durante o módulo do Ensino Alternativo, quando foi apresentado o JCC e proposto um projeto piloto para a escola, o que foi apoiado por todos os presentes, sendo iniciado o projeto em abril de 2004, junto às turmas de alunos surdos.
Durante uma reunião promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberlândia, no dia 15 de junho de 2004, o JCC foi apresentado para representantes de diversas entidades, pelos oficiais da Policia Militar de São Paulo, Cap Jorge Duarte Miguel e 1º Ten Marcelo Oliveira Saoncella, tendo despertado o interesse de todos pela implantação efetiva do JCC em Uberlândia.
Durante a reunião, foi colocado pelos oficiais que, além do trabalho desenvolvido nas escolas e universidades, o programa também pode ser direcionado para instituições que abrigam menores infratores para a sua reintegração na sociedade, como o antigo CISAU (atual CESEU) de Uberlândia, sendo mostrado o sucesso alcançado pelo JCC desenvolvido junto a jovens infratores da unidade da FEBEM (atual Fundação CASA) de Lins/SP, o que chamou bastante a atenção dos participantes, despertando ainda mais o interesse pelo programa.
A partir do projeto piloto desenvolvido na Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro, a Prefeitura Municipal de Uberlândia abraçou definitivamente o JCC, com a realização de um curso de nível internacional, “TOT – TRAINING OF TRAINERS”, para a formação dos orientadores do programa JCC em 2005, para atuarem no município e região.
 
 
Objetivo do programa JCC


Criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que serão desencadeadas por um grupo de alunos que agirá dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador.
 
 
Missão do programa JCC


Desencadear um movimento de liderança juvenil, aproveitando a capacidade de criação do jovem na organização de eventos e disseminação de boas ações comportamentais no ambiente escolar. De forma objetiva, criar condições favoráveis para que o jovem passe a ser a solução dos problemas, ao invés de parte do problema.Alcançar um ambiente escolar livre de crime, drogas e violência.


Fonte: http://www.horteladesign.com.br/jcc/index_mostra.php?referencia=programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário